Gestão de Ativos Digitais

Conhecer bem o seu negócio é um dos principais fatores determinantes para qualquer empreendedor de sucesso. Saber fazer aquilo que faz, bem feito, é sem dúvida um grande diferencial no mercado onde o cliente está cada vez mais exigente e atento as oportunidades e benefícios agregados aos seus objetos de desejo.

Uma empresa minimamente estruturada em seus processos de negócio, tem identificado de forma bem clara, o quanto a operação digital, a utilização do computador de softwares de produtividade podem auxiliar muito no trabalho do dia a dia.

Documentos, planilhas, imagens, vídeos, são tipos de arquivos que  compõe os ativos digitais de uma empresa, e que guardam um conjunto de informações sensíveis ao negócio, que precisam ser armazenadas e preservadas em segurança, mas que também precisam estar disponíveis e acessíveis.

A computação profissional não é algo exatamente barata ou acessível se consideramos o cenário convencional. No entanto, a evolução da tecnologia trouxe-nos o advento da computação em nuvem, que propõe o compartilhamento da computação profissional, permitindo o acesso por empresas de qualquer porte ou área de atividade.

Na gestão dos ativos digitais, temos que considerar o esforço para garantir que as ferramentas corretas estão funcionando e fazendo o que precisam fazer, mas além disso, de que as informações corretas estão sendo armazenadas corretamente.

O necessário, é que haja a centralização do armazenamento, facilitando o backup e a distribuição compartilhada, além da aplicação de políticas de segurança.

Controlar quem pode acessar o que, de onde, e durante quanto tempo, além dos tipos de acesso efetivos, garantem que um ativo digital possuirá integralmente o valor que deveria ter, quando produzido corretamente.